domingo, 21 de junho de 2009

No Trabalho

É... Infelizmente, passei por bullying no ambiente de trabalho e, justamente no período mais difícil e de maior insegurança na vida de trabalho de muitos ex-universitários, o início de carreira...
Vou citar o nome da empresa, porque não quero que ninguém passe pelo que eu passei. O nome da empresa é McKi-situação. Vou chamar a minha x-bullier de Brenda Cu Branco, carinhosamente. Só pra retribuir o afeto que tiveram para comigo.
Trabalhava como revisora de textos, era terceirizada. Possuia experiência anterior como revisora, mas meu trabalho era bem diferente do de lá da merda da empresa. Minha chefe de lá, sabia muito bem disso, pois além de eu ter deixado isso bem claro na entrevista que ELA fez COMIGO, EU sempre usava tal fato como lembrete e argumento contra os ataques que sofria da revisora Cu Branco.
No início, Cu Branco era amável comigo, era simpática. Quando eu demonstrava qualquer preocupação com os "erros" que "passavam" nas minhas revisões, ela dizia que no começo era "assim mesmo".
Vou explicar um pouco do que eu fazia... Os textos eram de consultoria. Os consulores mandavam o que os revisores chamam de "original" a mão, ou com uma letra horrível, ou com uma letra de formiga atômica... Dificilmente, nesses casos, a letra favorecia uma excelente revisão, de óóóóóótima qualidade.
Por vezes, os consultores mandavam uma espécie de "esquema", o que significava o modo como queriam os slides... o que, nem sempre ficava claro para aqueles que produziam os slides no Power Point e, muito menos para mim... Tal esquema poderia ser uma tabela, que, posteriormente, tornaria-se um gráfico no formato Power Point. Poderia também, ser algo mais fenomenal ou misterioso, como foi o caso de um slide em que um gráfico de shampoos, se transformaria em um gráfico de maioneses (òòòòóóóhhh!).
Esse foi o peór de todos pra mim, imagine, pegar o original com os shampoos, como base para maioneses, que coisa, não?!


Cu Branco foi até simpática por muuuuuito tempo. Tal duração de tempo foi de uma semana. Que bela semana! Mal sabia eu o que me esperava!

Eis que na semana seguinte começaram os bombardeios.

Quando eu não entendia a letra do consultor, e, consequentemente os slides haviam sido produzidos de maneira "errônea", eu ouvia as seguintes porras:

-- Mas aqui é obvio que não é isso. Essa palavra não se encaixa no contexto.

Eu sempre replicava dizendo que não conhecia todos os contextos da Língua Inglesa e Portuguesa, e principalmente de consultoria... Mas, mesmo assim, TENTAVAM rebater a minha argumentação com um outro "é obvio". Como não tinha mais o que dizer, pegava um post-it e anotava com uma cara de interesse enooooooorme, o que a vaca branca me dizia...

Porém, meu esforço e dedicação não eram argumentos válidos, porque sabia que, no dia seguinte, meus ouvidos fariam papel de pinico, assento sanitário, ou, na pior das hipóteses de aterro sanitário. Só porque eu não queria merda, lá minha a merda, uma avalanche de merdas.

Um comentário: